Esta publicação é um dos frutos do projeto “Desenvolvimento e validação de tecnologias para remediação de solo e água subterrânea contaminados com organoclorados”, proposto e coordenado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – DAEE e com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Os objetivos do livro são orientar a elaboração de planos de intervenção e sinalizar respostas para:
- Como balizar a tomada de decisão, considerando as dimensões técnica (eciência), econômica, ambiental e o risco à saúde humana?
- Como apresentar os resultados de forma clara concisa de forma a auxiliar a tomada de decisão?
Durante quatro anos uma equipe interdisciplinar dedicou-se a desenvolver e validar tecnologias para reduzir e remover organoclorados. À luz do atual estado da arte mundial no tema, foram realizados estudos em escala de laboratório, modelo físico e piloto de campo, envolvendo as rotas tecnológicas de oxidação química, nanorremediação, biorremediação, torremediação e dessorção térmica.
Esta obra, portanto, representa o esforço da equipe do IPT em contribuir para os processos de gerenciamento de áreas contaminadas, em termos de abordagem metodológica que auxiliem a tomada de decisão.
Veja na íntegra o Guia de elaboração de planos de intervenção para o Gerenciamento de áreas contaminadas
Fonte: 1ª Edição revisada, Edição IPT e BNDES, São Paulo – 2014
Deixe um comentário