De acordo com o dicionário aberto Wikipédia, “PIEZÔMETRO é um equipamento para medir pressões estáticas. Trata-se de furos no solo que servem para monitoramento de níveis da água nos aquíferos. No caso de ensaios de caudal, permitem identificar a forma, extensão e anisotropia do cone de rebaixamento que se forma em redor da captação ou furo em extração, sendo essenciais para uma correta avaliação do coeficiente de armazenamento”.
Porém, vários objetivos podem ser alcançados com a instalação deste equipamento de medição, por exemplo: simplesmente monitorar o nível da água sub-superficial; calcular a potenciometria e a direção do fluxo de fluído subterrâneo; medir a formação e o volume de gases no subsolo; entre outras.
A EMDURB (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Bauru) teve que, por exigência da CETESB, informar os quantitativos da geração de gás e chorume no aterro sanitário. Como neste aterro não existia este controle, foi realizado uma concorrência pública, a qual a GR Engenharia – Meio Ambiente ganhou para instalar os respectivos equipamentos.
O local em questão onde foi desenvolvido este trabalho específico é oficialmente conhecido por, Aterro Sanitário Municipal de Bauru, Estado de São Paulo.
O órgão fiscalizador é a CETESB e o não cumprimento desta exigência (Informe dos Quantitativos da Geração de Gás e Chorume) pode caracterizar infração e a pena pode ser aplicada desde advertência até multa à EMDURB.
Esta instalação e o tipo de equipamento são partes de um Plano de Monitoramento Permanente, portanto o mesmo sistema deverá ser utilizado por muito tempo. Atualmente este monitoramento, caso não haja nenhuma alteração, está previsto para 2 anos de duração.
Esta é uma solução única para este tipo de problema. O importante é que com esta instalação permite que a EMDURB cumpra as exigências da CETESB, lembrando que esta instalação é apenas a parte inicial de um programa de monitoramento permanente que poderá ou não ser cumprido durante o longo tempo de geração dos gases.
Nos trabalhos já executados pela GR Engenharia – Meio Ambiente, em diversos clientes, utilizamos este equipamento para atender as seguintes necessidades:
- Monitorar o nível de água subterrânea em uma área agrícola;
- Determinar, com auxílio do levantamento planialtimétrico, a direção preferencial do fluxo de água subterrânea;
- E a mais interessante da utilizações, implantação de uma rede de piezômetros instalados para simultaneamente medir a geração de gases combinada com medição da variação do nível de chorume no aterro sanitário do município de Bauru, pela EMDURB.
Veja a seguir, algumas fotos do processo de instalação e confecção dos piezômetros. Fotos para exemplificar o processo.
Planejamento, Supervisão e a Confecção do Laudo Técnico feito pela GR Engenharia – Meio Ambiente.
Execução feita pela Soma Solo.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PIEZÔMETRO
PIEZÔMETRO INSTALADO E COM ACABAMENTO
Existem várias formas e dimensões construtivas de piezômetros, uma para cada objetivo e necessidade que se deseja alcançar.
Já tivemos conhecimento de instalação de poços de monitoramento de água subterrânea (para coleta de amostras de água) instalado com finalidade de piezometria, o que é um grande desperdício de material e dinheiro.
Se a sua necessidade é somente monitorar o nível de água, instala-se um piezômetro de ¾ de polegadas, é o suficiente.
Consulte-nos, podemos adequar o projeto, conforme a necessidade que a sua empresa possui e não deixe de verificar os demais que serviços que a GR Engenharia – Meio Ambiente presta, em: em www.grengenharia.com.
Fonte: GR Engenharia – Meio Ambiente – 02/10/2015
Deixe um comentário