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Nos anos 80 do século passado foram muito comentados nos EUA, Europa e Tigres Asiáticos, os textos publicados em edições da Havard Bussiness Review, a respeito do perfil de atuação dos Gerentes de empreendimentos para as décadas futuras em um cenário global.

De forma simplificada, admitia-se que este Gerente não dominaria mais todos os ramos do conhecimento envolvidos nas situações problema pertinentes à sustentabilidade do empreendimento sob sua coordenação.

Assim a função primordial do Gerente poderia ser resumida em três diretrizes básicas:

  1. Estar ciente do potencial real que a atual configuração do empreendimento poderia desenvolver no mercado confrontando-o com a expectativa do Investidor;
  2. Avaliar a performance do empreendimento em função do seu potencial atual;
  3. Acompanhar o movimento do mercado avaliando a perda da aderência do empreendimento com mesmo e propondo correções dentro da configuração atual ou propondo a reconfiguração do empreendimento.

O perfil do Gerente, naqueles textos, seria o indivíduo que além de outros encargos, saberia explicitar as situações problema envolvendo o empreendimento bem como as áreas de conhecimento envolvidas no encaminhamento da solução.

Assim, caberia a este tipo de Gerente, para cada situação problema a enfrentar, compor uma equipe multidisciplinar de especialistas, não necessariamente subordinados diretos e nem pertencentes ao quadro de funcionários da empresa que fosse capaz de superar o desafio específico proposto.

Assim este Gerente: propõe a situação problema, identifica as áreas de conhecimento envolvidas na sua solução, monta uma equipe de especialistas e a motiva na direção da meta a alcançar, fazendo-a trabalhar de forma integrada de maneira a alavancar o sinergismo entre as diferentes especialidades envolvidas.

A motivação é atividade fundamental pois como os especialistas estão envolvidos em atividades de outras empresas existe o aspecto da dispersão que baixa a eficácia da equipe na solução da situação problema.

Observa-se no cenário brasileiro um crescente número de empresas aonde os Gerentes atuam neste conceito.

A GR EngenhariaMeio Ambiente trabalha desta forma e por isso em sua divulgação aparece um elenco de especialistas parceiros individuais e institucionais, que permite para cada solicitação de serviços de Engenharia configurar a equipe mais eficaz para a solução.

Sua empresa também pode utilizar os especialistas da GR EngenhariaMeio Ambiente para situações problema específicas. Entre em contato.

A GR EngenhariaMeio Ambiente criou serviço de atendimento “on-line” não presencial, através do qual o Gerente se reúne com nosso especialista via internet sendo cobrado apenas o tempo efetivo utilizado. Isto gera um custo muito atrativo em função dos benefícios da rapidez de atendimento em termos de flexibilidade de agenda, frequência de reuniões e exclusão de custos oriundos de deslocamentos, estadas, refeições. Com este modelo, por exemplo, podem-se ter três reuniões semanais de meia hora. Configuração inviável em uma consultoria presencial.

Analise este aspecto desde o início do enfrentamento de uma solução problema. Está comprovado, o stress da sobrecarga de trabalho baixa a eficiência e a eficácia da função Gerencial.

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